❏ 15/12/2016 - UM FESTIVAL DE DECISÕES

O Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí fechou a agenda 2016 da ABPSL com recorde de inscrições e definições no Adestramento e Equitação de Trabalho

 

O Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí foi uma vitrine da qualidade genética do plantel nacional da raça (Foto: Max Araújo Rodrigues)

Foram 176 inscrições na soma de competições funcionais e concurso de Modelo e Andamentos. Um recorde entre os eventos da raça nos seis últimos anos. O evento que movimentou o Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, entre 9 e 11/12 revelou os campeões de 2016 do Campeonato Paulista e Taça São Paulo de Adestramento e Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho.

Lancaster do Castanheiro: o Campeão entre os Campeões dos Campeões é criação de Clélia Araújo Pinto que recebeu o troféu das mãos do Ten. Cel. Camargo, juiz e diretor de Adestramento da ABPSL (Foto: Max Araújo Rodrigues)

Lancaster do Castanheiro, o belo castanho de dois anos foi a sensação do Festival Kia Motors do cavalo Lusitano ao conquistar o mais cobiçado dos títulos do concurso de Modelo e Andamentos: Campeão dos Campeões do evento. A disputa foi entre os animais jovens e Lancaster levou vantagem sobre a fêmea Lua HM, baia também de dois anos. Criação e propriedade da Castanheiro Agropastoril, de Clélia Araújo Pinto, Lancaster do Castanheiro é filho de Zurquis Comando SN em Framboesa do Top.

Lua HM: a Campeã das Campeãs Fêmea é premiada por Ismael Gonçalves da Silva, presidente reeleito da ABPSL para o triênio 2017/2018/2019 (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

Já Lua HM, filha de Diamante Negro do Juliana em Rainha HM é de criação de José Carlos Garcia e também propriedade da Castanheiro Agropastoril.

Lancaster do Castanheiro e Lua HM chegaram a final depois de receberem a faixa de Campeão dos Campeões Macho e Campeã das Campeãs Fêmeas. A trajetória até a final passou pela vitória na categoria de idade, de dois anos hípicos, e na conquista do título de Grande Campeão e Grande Campeã Jovem da raça.

 

Os Grandes Campeões  

   

A jovem geração de animais faturou os títulos mais cobiçados do Festival, de Campeão (ã) dos Campeões (Foto: Max Araújo Rodrigues)   

 

Depois do julgamento por categoria de idade, os campeões e seus reservados que conquistaram medalha de ouro retornaram para a pista, ainda separados por sexo, mas com todas as categorias juntas.

Além de Lancaster do Castanheiro e Lua HM terem conquistado a faixa de Grandes Campeões entre os animais jovens, os donos do mesmo título entre os animais adultos foi Ímpar do Castanheiro e Grot do Drosa.

Ímpar do Castanheiro: Grande Campeão Macho Adulto. Na foto, Clélia Araújo Pinto, criadora e proprietária do animal, recebe o troféu das mãos de Orpheu Ávila e Rodolpho Narezzi (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

Ímpar do Castanheiro, o dono da faixa de Grande Campeão Macho Adulto e filho de Ventus dos Pinhais em Avelã do Castanheiro é de criação e propriedade da Castanheiro Agropastoril Ltda, de Tatuí (SP).

Grot do Drosa: Grande Campeã Fêmea Adulta. Na foto, Clélia Araújo Pinto premia Roberto Pedrosa, criador e proprietário do animal (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

A Grande Campeã Fêmea Adulta, Grot do Drosa, filha de Rico (GUB) em Xênia do Retiro, é criação e propriedade de Roberto Ferreira Camargo Pedrosa, do Haras do Drosa, de Itu (SP).

No concurso de Modelo e Andamentos por categoria de idade o juiz faz a avaliação comparando animais do mesmo sexo e idade (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

Por categoria de idade os campeões machos foram: Mister do Castanheiro CAP (1ª categoria), Lancaster do Castanheiro (2ª), Ímpar do Castanheiro (4ª), Husseim V.O (TE) (5ª) e Gaston do Drosa (6ª).

Por categoria de idade as campeãs fêmeas foram: Maionese do Drosa (1ª), Lua HM (2ª), Jacarandá do Drosa (3ª), Grot do Drosa (5ª) e Flambada IGS (6ª).

 

Melhor Cabeça

Monarca do Drosa: o troféu de “Melhor Cabeça” foi entregue ao apresentador do animal Edneu Senhorine por Gabriel Khoury, presidente da Federação Paulista de Hipismo (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

Um dos títulos mais disputados no julgamento morfológico da raça é o de Melhor Cabeça que no Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí foi conquistado pela potra tordilha Monarca do Drosa, uma filha de Gaston do Drosa em Balia da Paixão, criação e propriedade de Roberto Ferreira Camargo Pedrosa, do Haras do Drosa, de Itu (SP) e apresentada por Edneu Senhorine.

 

Melhor Criador/Melhor Expositor

O título de “Melhor Criador” do Festival ficou com Roberto Pedrosa (à direita), enquanto Clélia Araújo Pinto (centro) faturou o título de “Melhor Expositor” (Foto: Max Araújo Rodrigues)

 

O Haras do Drosa, de Itu (SP), e a Castanheiro Agropastoril, de Tatuí (SP) disputaram ponto a ponto os cobiçados títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor do Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano. E acabaram dividindo o pódio, com direito a revezamento de posição.

Com menos de seis pontos de diferença, Roberto Ferreira Camargo Pedrosa, do Haras do Drosa, conquistou o título de “Melhor Criador” totalizando 248 pontos. A Castanheiro Agropastoril, de Clélia Araújo Pinto, ficou em 2º lugar com 241,66 pontos.

Na disputa do título de “Melhor Expositor” a Castanheiro Agropastoril abriu larga vantagem e venceu com 365 pontos; o Haras do Drosa ficou em 2º lugar com 291 pontos.

 

Melhor Apresentador/Melhor Cavaleiro

O olímpico João Victor Marcari Oliva foi eleito o “Melhor Cavaleiro” do Festival. O atleta competiu na Equitação de Trabalho e apresentou Husseim V.O, campeão da 5ª categoria e que obteve a maior pontuação na aprovação de garanhões (Foto: Mariara Freitas)

Adenilton de Lima, o Juca, cavaleiro da Castanheiro Agropecuária foi eleito o “Melhor Apresentador” do Festival, enquanto João Victor Marcari Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra (SP), conquistou o troféu de “Melhor Cavaleiro”.

 

Novos reprodutores

O Festival Kia Motos do Cavalo Lusitano de Tatuí foi a ultima oportunidade do ano dos criadores levarem seus animais para serem avaliados na Aprovação de Garanhões. Foram dez os candidatos aprovados que passam a ser usados no programa de reprodução dos haras. Campeão Nacional em 2015, Husseim V.O. que no evento foi campeão da 5ª categoria, alcançou a maior nota, 77 pontos. Também foram aprovados: Ilustre JMR, Isqueiro IGS, Heron da Sasa JE, Invulgar V.O., Dardo da Sasa JE, Galileu, Iron Crystal, Hercules V.O., e Hermes do Aretê.

 

Progênie de Pai/Mãe

Guilever do Drosa foi o vencedor da Progênie de Pai com os produtos: Maionese do Drosa, Leoa do Drosa (TE) e Merengue do Drosa. Já a vencedora da Progênie de Mãe foi Xajema (AR) com os produtos Ladrá do Drosa e Lord do Drosa.

Os dois animais representam o Haras do Drosa, de Roberto Pedrosa, de Itu (SP).

 

Resultados - Modelo e Andamentos Machos (Clique para baixar)

1 CATEGORIA MACHOS PSL - 1 ANO HIPICO

2 CATEGORIA MACHOS PSL - 2 ANOS HIPICOS

3 CATEGORIA MACHOS PSL - 3 ANOS HIPICOS

4 CATEGORIA MACHOS PSL - 4 ANOS HIPICOS

5 CATEGORIA MACHOS PSL - 5 ANOS HIPICOS

6 CATEGORIA MACHOS PSL - 6 ANOS HIPICOS

 

Resultados - Modelo e Andamentos Fêmeas (Clique para baixar)

FEMEAS PSL -1 CATEGORIA- 1 ANO HIPICO

FEMEAS PSL -2 CATEGORIA- 2 ANO HIPICO

FEMEAS PSL -3 CATEGORIA- 3 ANO HIPICO

FEMEAS PSL -5 CATEGORIA- 5 ANO HIPICO

FEMEAS PSL -6 CATEGORIA- 6 ANO HIPICO

 

GRANDE CAMPEONATO MACHO

GRANDE CAMPEONATO FÊMEA

GRANDE CAMPEONATO